Frantz Fanon: pelos textos da época. / Autor: FANON, Frantz.
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Coletânea de textos críticos e filosóficos escritos sobre a obra de Frantz Fanon.
Esse livro é um convite a retomada de Fanon em suas leituras mais pluriversais, enquanto homem negro, intelectual, psicanalista, martinicano, argelino, africano, francês.
Um Fanon que em seu íntimo de se revela que nunca envelhecerá enquanto a liberdade efetiva das violências oriundas dos padrões subjetivos criados para rebaixar humanidades não brancas. Mais que um convite, um mergulho. Contudo em águas não são calmas.
Bem-vindo ao mar revolto das insurgências.
Frantz Fanon nasceu em 20 de julho de 1925, na Martinica, sob colonização francesa. Foi um importante intelectual, médico psiquiatra e ativista, especialmente no que tange às questões raciais. Dentre suas obras, é autor de Pele Negra, Máscaras Brancas (1951), em que evidencia a forma de operação e as consequências do racismo, e Os Condenados da Terra (1961), em que defende as lutas anticoloniais em curso naquele período. Fanon é precursor dos estudos pós-coloniais, decoloniais e anticoloniais, e inspirou nomes como Paulo Freire, Lélia Gonzalez, Neuza Santos Souza, e Beatriz Nascimento.