Renata Souza

É a mulher mais votadada história da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Atualmente, é presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da Alerj. Renata é cria da Maré (complexo de favelas da Zona Norte do Rio), jornalista e pós-doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ.
Negra e feminista, Renata atua nadefesa dos direitos humanos há mais de 20 anos. Foi chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco. Na Alerj, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e a Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e à Extrema Pobreza.
Em 2020, Renata foi candidata a prefeita do Rio de Janeiro pelo PSOL. A primeira mulher a disputar o cargo pelo partido.
Em 2018, quando foi eleita para oseu primeiro mandato, conquistou o voto de 63.937 pessoas, sendo a deputada estadual mais votada da esquerda naquela eleição. Como militante e deputada, aposta na transformação real da sociedade através da luta coletiva para construir um Brasil diverso como seu povo e com esperança de justiça, reparação e dignidade para todos.
Renata Souza já publicou quatro livros.
_____________________________________________________________
Veja no site as obras desta autora:
"Pedagogia do axé"