Esse Corpo Lamentado. / Autora: DANGAREMBGA, Tsitsi.

R$ 69,90
ou 12 x R$ 6,81
. Comprar  

Esse corpo lamentado (This mournable body) é o terceiro livro da trilogia da escritora e ativista do Zimbábue – Tsitsi Dangarembga. Em 2020, a obra foi finalista no “Booker Prize for Fiction”. A trilogia, publicada no Brasil e é composta por Nervous conditions (Condições nervosas), The book of Not (O livro do Não) .

Neste último livro da trilogia, a protagonista Tambu (Tambudzai), de origem shona, é uma mulher adulta que tenta afirmar-se, depois de terminar os estudos e ter tido uma experiência profissional negativa. Tambu esforça-se para atingir a excelência nas suas atividades e alcançar alguma estabilidade financeira e pessoal, mas se depara com questões desafiadoras – marcadas desde a infância e juventude – como a discriminação racial e social e o não reconhecimento de seu esforço.

This mournable body (Esse corpo lamentado) ficou entre os finalistas do 2020 Booker Prize for Fiction.


TSITSI DANGAREMBGA nasceu na Rodésia (Zimbábue após a independência do país). É escritora, cineasta, dramaturga, poeta, professora e mentora. Atualmente vive em Harare, capital do Zimbábue, com seu marido e dois filhos.
Fez seus anos escolares iniciais no Zimbábue, e seus estudos universitários na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e na Universidade do Zimbábue. Tem mestrado, com honras, em Cinematografia pela Academia Alemã da Cinema e Televisão de Berlim (1996).
Tsitsi é feminista e ativista. É idealizadora e diretora de diversos projetos e programas que dão suporte financeiro e técnico para mulheres que atuam como artistas e cineastas no Zimbábue e na África como um todo. Entre eles estão o Institute of Creative Arts for Progress in Africa que, sob o lema “Quando mudamos a África, mudamos o mundo”, financia peças de arte transformadoras, com especial ênfase na abertura de portas e caminhos para jovens que trabalham com cinema, especialmente mulheres.
Outro projeto é African Women Filmmakers’ Hub (AWFH), um programa pan-africano de treinamento, mentoria e desenvolvimento de capacidades para cineastas africanas, presente em onze países da África. Esse projeto continua o trabalho que ela começou como Presidente do Women Filmmakers of Zimbabwe, posição que ocupou de 2000 a 2005.
Além de atuar na área do cinema, sua obra inclui livros de literatura, de ensaios e peças para teatro.
Tsitsi Dangarembga foi a primeira mulher negra do Zimbábue a publicar um livro em inglês: Nervous conditions (1988).  É o primeiro volume da trilogia Tambudzai, da qual fazem parte Nervous conditions (1988), The book of Not (2006) e This mournable body (2018).
Também é autora do livro de ensaios Black and female, seu próximo lançamento.
Em teatro, um dos destaques é o livro She no longer weeps, atualmente adotado nas escolas secundárias do Zimbábue.
A escritora foi curadora do “African Book Festival Berlin 2019”, festival Literário em Berlim, com foco em escritores africanos.

 

---------------------------------------------------
Veja também:
Preta e mulher

• Prazo para postagem:
Veja também