Férias de verão em Salvador. Apaixonados por tecnologia e videogames, os irmãos Tereza, Dandara e Cosme pretendem aproveitar a temporada no clubinho que criaram em casa (e onde a presença de adultos é proibida). Mas o pai das crianças, Lucas, tem outro plano: ensiná-las os saberes ancestrais da família. Quando um grupo de criaturas misteriosas entra em cena, as crianças terão que aliar esses conhecimentos ancestrais com a experiência conquistada na leitura de gibis e campeonatos de videogame para proteger o pai.
Com referências que vão da mitologia africana e afro-brasileira ao universo dos super-heróis, Os Afrofuturistas o ataque dos Kips é uma história em quadrinhos cheia de aventura que apresenta para as crianças a estética e os conceitos do Afrofuturismo. O livro traz um glossário com personagens históricos e termos da mitologia afro-brasileira presentes na narrativa.
Marcelo Lima já produziu diversos projetos de séries e filmes ficcionais, artigos sobre dramaturgia e livros de histórias em quadrinhos. Recebeu o Prêmio João Ubaldo Ribeiro, da Prefeitura de Salvador, em 2017, pela adaptação para HQ do romance O Bicho que Chegou a Feira, de Muniz Sodré; e o Troféu Angelo Agostini, na categoria melhor HQ, pela obra Lucas da Vila de Sant Anna da Feira, em 2011, além de duas indicações de melhor HQ independente no HQ Mix. Atua também com pesquisa nas áreas de Dramaturgia, Serialidade, Animação e Transmídia e como professor de roteiro para HQs e audiovisual. Atualmente é roteirista de uma série infantil em produção para a Disney+.