Alice Malsenior Walker, mais conhecida como Alice Walker (Condado de Putnam(Geórgia), 9 de fevereiro de 1944) é uma escritora estadunidense e ativista feminista. Romancista, contista, poetisa, ensaísta, feminista e ativista.

Em 1983, aos 39 anos de idade, ganhou o Prêmio Pulitzer pelo aclamado romance A Cor Púrpura. Em suas biografias, são sempre apresentadas as bases e extensão de seu trabalho. Ela terminou seu primeiro romance (The third life of Grange Copeland) em 1969, mesmo ano do nascimento de sua filha Rebecca Grant.

Seus primeiros trabalhos já tratavam de temas recorrentes em sua obra como violência, estupro, relações multi-geracionais, sexismo e racismo. Após o fim de seu casamento ela se mudou para o norte da Califórnia onde vive até hoje.

Em sua obra, Alice Walker retrata a vida da mulher afro-americana. Ela descreve vivamente o sexismo, o racismo e a pobreza que fazem da vida uma batalha.

No entanto, ela também retrata a força da família, da comunidade e da espiritualidade como partes da vida. Alice Walker continua não só escrevendo, mas também desenvolvendo seu trabalho como feminista/mulherista, ativista ambiental, pela Palestina e por causas econômicas e de justiça social.

(Fonte: Géledes).

_______________________________________________________________________

Veja no site a obra desta autora:

"Em Busca dos Jardins de Nossas Mães" e "Meridian"