|
O Treze de Maio. / Autor: MARQUES, Astolfo. / Org:. GATO, Matheus.
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
A obra 'O Treze de Maio: e outras histórias do pós-abolição' foi originalmente publicado na imprensa maranhense no final do século 19 e início do 20, os textos de Raul Astolfo Marques são uma saborosa crônica literária de seu tempo, além de fonte histórica preciosa das dinâmicas sociais do pós-Abolição. Pela primeira vez reunidos em livro, esses textos apresentam ao público contemporâneo alguns dos principais temas abordados pelo autor, como a Abolição da escravidão, a proclamação da República e os costumes, hábitos e festejos da cultura popular brasileira. Organizada pelo professor da Unicamp e pesquisador do Cebrap Matheus Gato, a antologia do escritor maranhense oferece a oportunidade rara de cotejar o significado de importantes transformações da sociedade brasileira do ponto de vista de um intelectual negro situado na periferia do Brasil moderno. O livro conta com ensaio de apresentação de Matheus Gato e prefácio do escritor Paulo Lins, autor do consagrado romance Cidade de Deus.
“O silêncio que cerca Astolfo Marques não é apenas o da posteridade, ou tão somente o do homem concentrado que trabalha, mas também o da pessoa discreta que evita conflitos e tenta não fazer alardes.”
Matheus Gato
(texto de apresentação)
Sobre Raul Astolfo Marques:
Nasceu em São Luiz do Maranhão em 1876 e morreu em 1918 na mesma cidade. Escritor, jornalista e tradutor, publicou contos e crônicas nos principais periódicos maranhenses da época. Autodidata, iniciou sua vida profissional como contínuo da Biblioteca Pública do Maranhão e mais tarde fundou, junto a Antônio Lobo, a Oficina dos Novos, que deu origem à Academia Maranhense de Letras, da qual foi membro.
Sobre Matheus Gato:
Nasceu em Campinas, São Paulo, em 1983, e passou a juventude em São Luís do Maranhão. Em 2002, ingressou na Universidade Federal do Maranhão, onde se dedicou à mobilização estudantil por ações afirmativas e políticas de cotas. Com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo, foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade Harvard em 2017 e 2018. É professor do Departamento de Sociologia da Unicamp, pesquisador do Núcleo Afro\Cebrap e coordenador do BITITA: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus (IFCH-Unicamp).
|