Uma coletânea de ensaios interligados que dizem respeito à vida de quem escreve pelas mãos de uma das vozes mais originais da literatura contemporânea norte-americana. Calamidades é um livro sobre a escrita e sobre como continuar.
Cada ensaio assume um dia como ponto de questionamento, observando o corpo conforme ele se move pelo tempo, pela arquitetura e pelo espaço, exigindo gradualmente uma nova lógica e um novo nível de consciência tanto de quem narra quanto de quem lê.
Uma leitura obrigatória para criadoras de todas as formas, ou melhor ainda, criadoras que mudam de forma, que nomeiam em vários idiomas, que não conseguem pensar em si mesmas como algo único; portanto, é um livro para todas.
Tradução de Tatiana Nascimento
Renee Gladman é uma escritora e artista preocupada com cruzamentos, limiares e geografias enquanto eles se desenrolam nas interseções da poesia, prosa, desenho e arquitetura. É autora de catorze obras publicadas, incluindo um ciclo de romances sobre a cidade-estado Ravicka e seus habitantes, os Ravickianos – Fábrica de Eventos (2010), Os Ravickianos (2011), Ana Patova Atravessa uma Ponte (2013) e Casas de Ravicka (2017) – além de três coleções de desenhos: Arquiteturas em Prosa (2017), Uma Longa Sentença Negra, uma série de desenhos a tinta branca sobre papel preto, indexado por Fred Moten (2020), e Planos para Sentenças (2022). Ensaios recentes e trabalhos visuais apareceram na POETRY Magazine, The Paris Review, Gulf Coast, Granta, Harper's, revista BOMB, e-flux e n+1. Ela recebeu bolsas, bolsas de artista e residências do Radcliffe Institute for Advanced Study em Harvard, Foundation for Contemporary Arts, Lannan Foundation e KW Institute for Contemporary Art (Berlim), e é vencedora do Prêmio Windham-Campbell de ficção em 2021. Ela faz sua casa na Nova Inglaterra com a poeta-cerimonialista Danielle Vogel.