Um Mapa Para a Porta do Não Retorno. / BRAND, Dionne.

R$ 55,00
ou 11 x R$ 5,78
. Comprar  
'Um mapa para a porta do não retorno: notas sobre pertencimento' de Dionne Brand, com apresentação de tatiana nascimento e tradução de Jess Oliveira e floresta, é um livro atemporal que explora a relevância e a natureza da identidade e do pertencimento num mundo culturalmente diverso. Trata-se de um livro poético e sensível sobre descoberta.

Valendo-se de cartografias, viagens, narrativas da infância no Caribe, jornadas pela paisagem canadense, ancestralidade africana, histórias, políticas, filosofias e literatura, Dionne Brand esboça as fronteiras cambiantes de um lar e de uma nação, a conexão com um lugar no Canadá e o mundo além.

O título, Um mapa para a porta do não retorno, faz referência tanto a um lugar na imaginação quanto a um ponto na história: a Passagem do Meio. Neste trabalho, Dionne Brand cria um mapa de sua própria arte e traz uma meditação sobre a negritude na diáspora.

“às vezes sinto que esse livro vai sair voando, como um beija-flor em busca de néctar ou como um mito negro drapetômano em busca de retorno.y voará não por ser um livro leve, o que ele não é; mas talvez por ser um livro negro do jeito que é: triste, muito bonito. acima de tudo onírico. dionne brand talha nessas imaginações y imagens sobre a diáspora negra nas américas (em vários tempos: pré e pós-colonial, o longo pós-colonial de até hoje, acho até que até amanhã) uma cartografia subjetiva que reterritorializa a ambivalência da negritude.”

tatiana nascimento, “refazendodesfazendo uma róta rôta”. Trecho da apresentação de 'Um mapa para a porta do não retorno: notas sobre pertencimento'.


Dionne Brand é poeta, romancista e ensaísta de renome. Seus textos são notáveis pela beleza da linguagem e pelo intenso engajamento com questões de justiça social, incluindo particularmente questões de gênero, sexualidade e raça. Seus escritos já receberam os seguintes prêmios: Governor General’s Award de poesia, Trillium Prize de literatura, Pat Lowther Award de poesia, Harbourfront Writers e Toronto Book Award. Destacou-se primeiro como uma premiada poeta – e talvez seja até mais conhecida por sua poesia. No entanto, ela também obteve grande distinção e aclamação em poesia, não-ficção e filmes. Dionne Brand publicou dezenove livros, contribuiu para dezessete antologias, escreveu dúzias de ensaios e artigos e, nos anos 1990, fez quatro documentários para o National Film Board. Em 2006, Brand recebeu ainda o prêmio do Harbourfront Festival por sua contribuição ao mundo dos livros e da escrita e, de 2009 a 2012, ela foi a poeta laureada de Toronto. Em 2017, ela foi nomeada para a Ordem do Canadá. Em 2022, lançou Nomenclature: New and Collected Poems. Brand é professora na faculdade de inglês e de estudos teatrais da University of Guelph. Vive em Toronto.
• Prazo para postagem:
Veja também