Preta e Mulher. / Autora: DANGAREMBGA, Tsitsi.

R$ 52,90
ou 10 x R$ 6,04
. Comprar  
Em Preta e Mulherconjunto de ensaios, Tsitsi Dangarembga, do Zimbábue, mergulha profundamente em questões como racismo e misoginia que deixaram marcas em sua trajetória no mundo como escritora, mulher e negra, pensadora e ativista. Sexo, raça, nacionalidade e classe são questões abordadas nesta coletânea com coragem e lucidez.


Tsitsi Dangarembga nasceu na Rodésia, Zimbábue após a independência do país (1980). É escritora, cineasta, dramaturga, poeta, professora e mentora. Atualmente vive em Harare, capital do Zimbábue, com seu marido e dois filhos.
Fez seus anos escolares iniciais no Zimbábue, e seus estudos universitários na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e na Universidade do Zimbábue. Tem mestrado, com honras, em Cinematografia pela Academia Alemã da Cinema e Televisão de Berlim (1996).
Tsitsi é feminista e ativista. É idealizadora e diretora de diversos projetos e programas que dão suporte financeiro e técnico para mulheres que atuam como artistas e cineastas no Zimbábue e na África como um todo. Entre eles estão o Institute of Creative Arts for Progress in Africa que, sob o lema “Quando mudamos a África, mudamos o mundo”, financia peças de arte transformadoras, com especial ênfase na abertura de portas e caminhos para jovens que trabalham com cinema, especialmente mulheres.
Outro projeto é African Women Filmmakers’ Hub (AWFH), um programa pan-africano de treinamento, mentoria e desenvolvimento de capacidades para cineastas africanas, presente em onze países da África. Esse projeto continua o trabalho que ela começou como Presidente do Women Filmmakers of Zimbabwe, posição que ocupou de 2000 a 2005.
Além de atuar na área do cinema, sua obra inclui livros de literatura, de ensaios e peças para teatro.
Tsitsi Dangarembga foi a primeira mulher negra do Zimbábue a publicar um livro em inglês: Nervous conditions (1988).  É o primeiro volume da trilogia Tambudzai, da qual fazem parte Nervous conditions (1988), The book of Not (2006) e This mournable body (2018).
Em teatro, um dos destaques é o livro She no longer weeps, atualmente adotado nas escolas secundárias do Zimbábue.

 
Veja também